terça-feira, 3 de janeiro de 2017

A ORIGEM DO MUAY THAI PARTE 1


As origens do Muay Thai não são totalmente conhecidas devido às invasões da Birmânia e consequente pilhagem de templos. Porém a existência de alguns documentos históricos fornece-nos uma visão que permite estabelecer o crescimento e transformação do Muay Thai ao longo dos últimos 700/800 anos.
Podemos afirmar que houve quatro grandes períodos que contribuíram para a definição do Muay Thai como o conhecemos hoje. O período Sukhothai,
Ayudhaya, o período Thonburi e o período Ratanakosin.

Período Sukhothai (1238-1375) e Ayudhaya (1350-1767)

  Os guerreiros de Sukhothai, apesar de em notável inferioridade numérica, conseguiram no Ano de 1238 (anos budistas), conquistar uma grande província; Khmer (que detinham o império mais forte e rico do sudoeste asiático), muito próximo da atual Sukhothai. Foi aí que se estabeleceu o primeiro reino oficial de Sião, sob o governo do Rei Ramkhamhaeng. O nome dado ao território foi Muang Thai, “terra dos Thai” ou “terra dos homens livres”. Nome que os tailandeses ainda hoje usam para definir a sua nação. Em 1350 os estados do norte de Sião e Laos uniram-se, sob a dinastia do Príncipe Uthong Ayudhaya, esta durou cerca de 400 anos. Para assegurar a sobrevivência deste estado recém criado, os melhores guerreiros reuniram-se para codificar e registrar de forma coerente e organizada as técnicas de luta com e sem armas que durante séculos haviam sido utilizadas por guerreiros Thai e transmitidas numa linha de pai para filho. Assim, redigiu-se um verdadeiro manual de treino para combate, o Chuppasart. Este se converteu no texto oficial para todos os guerreiros de Sião. Sendo que este manual representou uma espécie de revolução do conhecimento marcial, modificando por completo a relação precedente de mestre discípulo. Com o Chuppasart houve um ensino coletivo e público das técnicas de combate. Disponíveis para todos e sem segredos, ou melhor, disponíveis apenas para guerreiros Thai e completamente vedadas a estrangeiros. Esta abertura e disponibilidade de conhecimento têm mantido as artes marciais tailandesas atualizadas e efetivas até aos dias de hoje. A primeira inovação introduzida no Chuppasart foi a inteira separação entre a luta sem armas (Muay Thai) e a luta armada (Krabi Krabong). Esta separação deu-se sob o reinado do Príncipe Negro (Naresuan), em meados do século XVI. Até então as artes de guerra Thai incorporavam o uso de armas (espadas, lanças, punhais, paus, técnicas de mãos nuas executadas com todas as partes de corpo e clinch). Uma vez que o Príncipe Naresuan passou a sua juventude como prisioneiro em Burma, e aí estudou rigorosamente a arte da guerra, quis separar por completo a luta armada da luta sem armas considerando que a única arma que estava sempre disponível ao guerreiro era o seu próprio corpo. Em liberdade e de volta a Sião, o Príncipe quis adicionar a sua experiência ao ensino da arte do combate. Para eliminar os danos provocados pelos métodos de treino desapropriados (feridas e mortes), promoveu exercícios sem armas. Introduzindo técnicas de golpes ou defesas oriundas da prática armada na luta de mãos vazias.
Paralelamente, organizou torneios de Muay Thai com dimensão considerável e foi no seu reinado que o povo Thai passou a ser apelidado da “raça com oito braços” (devido à utilização de punhos, pés, joelhos e cotovelos). Devido às constantes ameaças de invasões inimigas, praticamente todos os homens, jovens e adultos, aprenderam e refinaram a arte do Muay Thai. Inclusive membros da família real. Durante esta época a arte era transmitida por monges que a ensinavam em templos localizados em vilas locais. Além disso, mesmo quando a ameaça de guerra não estava presente as pessoas de Sukhothai continuaram a refinar as suas técnicas. Quando havia acontecimentos festivos, em templos ou propriedades da realeza, o Muay Thai era o coração das atividades. Foi nesta altura que começou a ser dada recompensa monetária aos lutadores. No entanto, não era cobrado qualquer valor para assistir às lutas e as apostas ainda não tinham sido introduzidas.
A família real teve sempre um peso muito grande no desenvolvimento do Muay Thai, daí o mesmo se chamar, também, “a arte do Rei”. O Rei mais famoso entre todos os que combatiam foi Phra Buddha Chaos Sua, apelidado de Rei Tigre pela sua força e agressividade como lutador. Segundo a lenda, este adorava de tal forma o combate que viajava recorrentemente de forma incógnita para desafiar os campeões locais de outros campos, os quais derrotavam de forma regular. Sendo que este Rei fundou pessoalmente múltiplos campos de treino por toda a nação. No entanto, as regras neste tempo ainda eram profundamente distintas das atuais. Eram permitidos estrangulamentos e golpes baixos e as técnicas de pugilismo ocidental ainda não estavam desenvolvidas, tendo sido introduzidas muito mais tarde.
Rei Naresuan
OBS: TEXTO RETIRADO DA REVISTA MUAY THAI EM FOCO N° 01

Nenhum comentário:

Postar um comentário