O mongkon refere-se a uma coroa usada pelos lutadores quando entram no ringue. Este objeto sagrado é tradicionalmente benzido por um monge
budista na Tailândia, sendo colocado na cabeça do lutador antes do mesmo entrar no
ringue para o combate e antes de ser executado o wai kru e ram muay.
O mongkon pertence ao Treinador ou ao dono campo de treino do lutador. Todos os atletas de determinado campo utilizam o mesmo mongkon. Este é colocado na cabeça do lutador antes do mesmo se deslocar para o
ringue, precedido de uma breve oração, que se acredita que protegerá o
lutador de graves lesões, sendo que expulsará os espíritos negativos da
área de combate. Por fim, o sagrado objeto é removido do lutador quando
este termina uma série de movimentos sequenciais que completam o wai kru ram muay. A colocação e remoção do mongkon
é executada, geralmente, pelo treinador do ginásio, contudo pode também
ser efetuada pelo pai do lutador ou alguém bastante próximo do mesmo. O
mongkon é único para cada campo de treinamento. Este objeto purificado permite que, através da sua posição e formato,
seja possível distinguir o respectivo local da Tailândia de onde o
atleta é proveniente. No passado, caso a parte de trás do mongkon
estivesse apontada para cima, significava que o lutador era originário
do norte da Tailândia. Uma vez que a parte de trás estivesse apontada
para baixo, então o mesmo pertencia ao sul do país. Adicionalmente, se a
extremidade posterior estivesse apontada para trás, então o atleta
pertencia à zona central da Tailândia. De acordo com as tradições o mongkon é sempre guardado acima da cabeça de todos na sua presença e nunca é suposto que o mesmo toque o solo.
Igualmente
conhecido como o "PRA PRAJIED", é uma corda de pano torcida, tecida ou
trançada que segundo os tailandeses é usado como amuleto com a finalidade de proteger o lutador.
O lutador pode igualmente adicionar seus próprios talismãs, tais como
um fecho do cabelo da sua mãe ou uma imagem do Buda ou de outro sistema religioso. No ocidente o prajied costuma ser usado rotineiramente durante os treinos e competições como forma de simbolizar a graduação do praticante.
KRUANG NÃO É PRAJIED
No Brasil ainda é muito comum chamarem Prajied de Kruang, isso se acontece devido a tradução errada das tradições tailandesas e consequentemente do Muaythai, na verdade o Kruang é um amuleto "pingente" de boa sorte tailandês (sendo bem comum vê-lo com a imagem de Budha), geralmente usado em cordões, mas que também pode ser trançado junto ao Prajied como forma de expressão da fé budista, já que o povo tailandês é bem supersticioso nesse aspecto, daí se deu a confusão das palavras.
(exemplos de KRUANG)
PHUANG MALAI: é como uma grinalda de flores que é colocada no pescoço do lutador, o Phuang Malai é dado por amigos ao lutador e serve para dar sorte. O Phuang Malai faz parte da cultura tailandesa fora do ringue.
WAI KRU/ RAM MUAY
KRU= Professor/ treinador.
RAM= Antigo estilo de dança tailandesa.
MUAY= Luta.
Todo praticante de Muay Thai tem por obrigação ao menos conhecer essa prática e seu sentido aplicado ao ringue. Não se usa a palavra Arte em vão, todo o conjunto de técnicas envolve filosofia e crenças milenares.
No Ocidente estamos acostumados com o sistema de academia padrão, você entra, gosta paga e começa a treinar, mas no Oriente durante muito tempo não era tão simples, você era apresentado ao Professor, prestava respeito a ele oferecendo flores, comida, velas perfumadas ou algo que lhe fosse de valor.
Após essa aceitação o aluno começava seu treinamento básico na Arte focado na disciplina, respeito e técnica, dessa tradição temos o que hoje é conhecido por Wai Kru Ram Muay.
No Ocidente estamos acostumados com o sistema de academia padrão, você entra, gosta paga e começa a treinar, mas no Oriente durante muito tempo não era tão simples, você era apresentado ao Professor, prestava respeito a ele oferecendo flores, comida, velas perfumadas ou algo que lhe fosse de valor.
Após essa aceitação o aluno começava seu treinamento básico na Arte focado na disciplina, respeito e técnica, dessa tradição temos o que hoje é conhecido por Wai Kru Ram Muay.
O RITO:
O lutador percorre o ringue com sua mão direita tocando as cordas como forma de selar o local da luta, nos 4 cantos faz uma breve parada e realiza uma prece. Se dirige ao centro do ringue se ajoelha e se curva por 3 vezes em sinal de respeito ao "seu Deus" e seu adversário.
Assim o lutador executa o Ram Muay, que possui variações das mais simples as mais complexas, o Ram Muay é pessoal, desenvolvido pelo lutador, campo de treino ou treinador. Ele demonstra equilíbrio, calma, técnica e de forma simbólica pede proteção na “batalha” que irá começar.
Todo o rito é seguido de música e todo lutador usa seu Mongkon na cabeça para simbolizar seu campo, seu professor, seu local de origem.
É de grande importância que todo praticante de Muay Thai busque conhecer e aprender o Wai Kru Ram Muay, não apenas como forma de arte e tradição mas servirá muito bem para acalmar e fortalecer a mente antes da luta.
O TEXTO REFERENTE AO WAI KRU FOI RETIRADO DA REVISTA MUAY THAI EM FOCO N°5
PI MUAY (MÚSICA DO MUAY THAI)
A música de muay thai, designada de PI MUAY é uma característica única desta arte marcial, sendo tocada antes e durante toda a sessão de combate. Apesar do muay thai ter vindo a sofrer um constante desenvolvimento desde o seu surgimento até à atualidade, a música empregue desde há centenas de anos atrás prevaleceu inalterada até aos dias de hoje. A utilização da flauta e acompanhamento musical de percussão durante o combate, é considerada uma particularidade do muay thai. No espaço de tempo em que decorre a dança é frequentemente utilizado um gravador (CD) para transmissão da música, no entanto durante o confronto físico tornou-se imprescindível a música ao vivo(nos combates que ocorrem na Tailândia), neste caso, o ritmo da música aumenta e diminui, como modo de encorajamento dos lutadores. Mais lenta para o wai kru e mais impetuosa no decorrer do combate, esta música é interpretada ao vivo por um grupo de quatro músicos, em que cada um toca um instrumento particular. Estes instrumentos são empregues na realização da música para o muay thai designadamente a Pi Java, um clarinete, o qual é fundamental para a melodia; um par de tambores designado de klong kleng e o ching que se trata de pequenos pratos em ferro, bronze ou latão.
Na entrada do lutador tailandês para o ringue, este jamais passa por entre as cordas. A entrada é efetuada sempre por cima da corda mais alta, isto porque para os tailandeses a parte mais importante do corpo é a cabeça. Esta é considerada como um elemento sagrado do corpo humano. Os pés pelo contrário são considerados partes do corpo insignificantes, indecorosos e humildes. O lutador antes do combate dirige-se ao centro do ringue e saúda os quatro cantos do mesmo, demonstrando respeito a todo o público ali presente.
Na Tailândia, os monges budistas mantêm a tradição dos antigos guerreiros tatuando o próprio corpo como forma de encontro à proteção divina. As tatuagens designadas de Sak Yant destinam-se à atribuição de sorte, proteção, sucesso e outros atributos ao atleta. Esta tradição é só realizada por monges budistas que, com uma agulha de bambu, criam representações artísticas desde formas geométricas, mantras e figuras de animais. Uma das mais populares tatuagens consistem nas chamadas "cinco linhas sagradas" (hah taew) onde cada uma das linhas transporta diferentes significados dependendo da variação artística da mesma. Estas interpretações são normalmente referentes à atribuição de bondade, sorte e proteção contra maus espíritos.
Na Tailândia de hoje, muitos campos profissionais já não aderem a esta tradição, mas em escolas das provinciais ele ainda é uma parte essencial e usada até hoje.
PI MUAY (MÚSICA DO MUAY THAI)
A música de muay thai, designada de PI MUAY é uma característica única desta arte marcial, sendo tocada antes e durante toda a sessão de combate. Apesar do muay thai ter vindo a sofrer um constante desenvolvimento desde o seu surgimento até à atualidade, a música empregue desde há centenas de anos atrás prevaleceu inalterada até aos dias de hoje. A utilização da flauta e acompanhamento musical de percussão durante o combate, é considerada uma particularidade do muay thai. No espaço de tempo em que decorre a dança é frequentemente utilizado um gravador (CD) para transmissão da música, no entanto durante o confronto físico tornou-se imprescindível a música ao vivo(nos combates que ocorrem na Tailândia), neste caso, o ritmo da música aumenta e diminui, como modo de encorajamento dos lutadores. Mais lenta para o wai kru e mais impetuosa no decorrer do combate, esta música é interpretada ao vivo por um grupo de quatro músicos, em que cada um toca um instrumento particular. Estes instrumentos são empregues na realização da música para o muay thai designadamente a Pi Java, um clarinete, o qual é fundamental para a melodia; um par de tambores designado de klong kleng e o ching que se trata de pequenos pratos em ferro, bronze ou latão.
PARTICULARIDADES SOBRE O MUAY THAI
Na Tailândia o dia 17 de março é considerado o dia do muay thai a nível nacional e a quinta-feira é encarada como o dia dos mestres e dos professores de muay thai.
A naja (cobra comum na Índia e sudeste asiático) é o réptil que representa o muay thai por ser a única entre os répteis a reunir sozinha todos os recursos mitológicos para
que um praticante se torne um atleta quase imbatível, segundo as
crenças tailandesas. Tal como o ataque da cobra naja, os golpes do muay
thai devem ser velozes e precisos, aliados a um reflexo instintivo para a
obtenção do resultado desejado na disputa, seja a vitória. Relatos
afirmam que alguns lutadores tailandeses bebiam o sangue da
cobra naja antes de cada competição, como forma de encorajamento e
proteção dos "maus espíritos", segundo os costumes milenares.Na entrada do lutador tailandês para o ringue, este jamais passa por entre as cordas. A entrada é efetuada sempre por cima da corda mais alta, isto porque para os tailandeses a parte mais importante do corpo é a cabeça. Esta é considerada como um elemento sagrado do corpo humano. Os pés pelo contrário são considerados partes do corpo insignificantes, indecorosos e humildes. O lutador antes do combate dirige-se ao centro do ringue e saúda os quatro cantos do mesmo, demonstrando respeito a todo o público ali presente.
Na Tailândia, os monges budistas mantêm a tradição dos antigos guerreiros tatuando o próprio corpo como forma de encontro à proteção divina. As tatuagens designadas de Sak Yant destinam-se à atribuição de sorte, proteção, sucesso e outros atributos ao atleta. Esta tradição é só realizada por monges budistas que, com uma agulha de bambu, criam representações artísticas desde formas geométricas, mantras e figuras de animais. Uma das mais populares tatuagens consistem nas chamadas "cinco linhas sagradas" (hah taew) onde cada uma das linhas transporta diferentes significados dependendo da variação artística da mesma. Estas interpretações são normalmente referentes à atribuição de bondade, sorte e proteção contra maus espíritos.
KHUEN KRU OU YOK KRU
Na Tailândia de hoje, muitos campos profissionais já não aderem a esta tradição, mas em escolas das provinciais ele ainda é uma parte essencial e usada até hoje.
A
cerimônia envolve o aluno que pretende entrar na escola de Muay Thai,
primeiro ele aprende um Wai Kru especial e deve executar para o
professor. Desta maneira mostra sua dedicação ao acampamento e seu
respeito. Ele vai aprender o Wai Kru, passando o tempo que estuda para
aperfeiçoar a dança, e garantindo que fará um grande
oferecimento ao professor. Após
ter feito o oferecimento o estudante fará uma garantia ao professor,
que nunca vai pensar ou falar mal sobre o professor ou a escola, ou
fazer alguma observação que poderá danificar a reputação dos estudantes,
do professor ou da escola. O professor aceitará então o estudante como
parte da família da escola, depois colocará um Mongkon na cabeça do
aluno, um amuleto sagrado e amarrará o Prajied, um outro amuleto, em torno de seu bíceps esquerdo. O professor conferenciará
então uma bênção ao pugilista, dizendo que nenhum dano lhe será causado,
que nunca ficará com fome ou sedento.
O
Mongkon permanece com o professor, quanto o Prajied será dado ao
pugilista. A próxima vez que o estudante usar o Mongkon será em sua
primeira luta.
KROP KRU: Cerimônia que ocorre na Tailândia quando tu aluno torna-se professor.
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