sábado, 26 de maio de 2018

EVOLUÇÃO VS. ESTAGNAÇÃO: VOCÊ TREINADOR E PRATICANTE REALMENTE SABE MUAYTHAI?





Antes de ler esta postagem até o fim, quero que seja sincero e responda para si o que te levou a clicar neste post? Claro que conhecimento e conteúdo nunca é demais e costumamos ler sobre coisas que nos interessam, ou talvez você tenha "clicado" por pensar que com este título eu possa apontar o dedo na cara de fulano ou ciclano e gerar alguma "treta desnecessária" e este não é o  objetivo desse conteúdo, aliás, assim como você está fazendo agora eu também costumo buscar informação relevante sobre "muaythai de verdade" uma vez que na região norte por ser bastante vasta e isolada dos grandes centros fica difícil fazer intercâmbios com grandes treinadores ou atletas e participar de eventos renomados, por isso devemos valorizar cada oportunidade que temos de obter "qualificação profissional", e quando falo de qualificação, não estou falando daquela graduação que você costuma fazer pagando, muitas vezes taxas absurdas, e sim buscar conhecimento a cada dia para possuir competência e desenvolver habilidade neste esporte, que como diz o treinador Reni Fraga "Muaythai é simples mas não é fácil". Hoje dentro do muaythai nacional existe a cultura do "ser graduado" e o status que isto pode lhe trazer, para quem é do meio é comum ver pessoas pagando preços absurdos por um prajied/kruang preto para ostentá-lo em redes sociais e dar aulas e muitas vezes estas mesmas pessoas não sabem ficar na postura e base corretas da luta, quanto mais repassá-la na sua essência. Não que eu seja contra a prática da graduação, mas este será um assunto para ser abordado melhor em outro post.
Qualificação profissional é você dominar o conteúdo e fundamentos do seu trabalho e estar sempre disposto a se capacitar e evoluir, pois quem domina a informação se destaca, e quem para, por achar que é dominador de todo conhecimento sobre o assunto muaythai estagna.
Neste mês de junho o norte contará com um grande curso para qualificação de treinadores com o renomado Sandro de Castro um treinador com 27 anos e experiência, com várias passagens pela Tailândia e nessa trajetória conquistou 2 títulos mundiais com uma atleta, fundador da Thai Center e da escola de arbitragem Kamankan Brasil que é referência no país.



Para quem não sabe Sandro de Castro foi um dos treinadores pioneiros a buscar conhecimento na Tailândia, e tido por muitos como o responsável por reformular o esporte no Brasil em termos de padrão de treinamento, técnicas e regras, e será uma grande oportunidade de se qualificar e fazer a diferença. Este evento também contará com uma mesa redonda com o seguinte tema: Propostas e metas para o crescimento do muaythai no norte. Se você não sabe quem é este grande treinador vou deixar em anexo o link da excelente entrevista em áudio para o "Muaythai Debate", e a entrevista em vídeo para o "Yoksutai" e vídeos dos seus cursos passados.





Quanto aos detalhes do curso ele acontecerá nos dia 9 e 10 de Junho na Vila Olímpica de Manaus-AM e cada treinador terá direito a levar um atleta. O almoço para o treinador participante estará inserido no pacote e o atleta também pode garantir seu almoço para os dois dias de curso se fizer a solicitação com antecedência. Para escrever-se você poderá entrar em contato com Dídimo Neto pelo número: (92) 9 9446-2514 ou pelo seu Instagram: didimoneto38 .

Junto com um grupo de treinadores comprometidos com o esporte estamos tentando mudar o cenário do muaythai no norte, você já pode começar a ajudar compartilhando este e outros dos nossos conteúdos e marcando o maior número de possível de pessoas envolvidas com o esporte. Nos siga nas redes sociais para acompanhar as novidades. Obrigado!


INSTAGRAM: 8armas


Escrito por: Augusto Neto.
Treinador de Muaythai
Professor Educação Física
Fundador da Nak Muay Gym
INSTAGRAM